Situado junto ao Oceano Atlântico, com um clima temperado de características mediterrânicas, com mais de 3000 horas de sol por ano e fraca precipitação média anual, o Algarve reúne condições ímpares no contexto europeu. Ao clima ameno juntam-se outros atractivos como os extensos areais, as paisagens protegidas de Ria ou duna, os típicos ambientes marítimos ou serranos ainda tão bem preservados, o património construído vestígio de outros tempos, as festas, as romarias, a gastronomia, a doçaria, ou o artesanato.
Nas últimas décadas esta região conheceu uma profunda transformação estrutural. De região isolada, de onde se emigrava, com uma economia assente na agricultura tradicional, na pesca e na transformação de alguns dos produtos derivados destas actividades, o Algarve tornou-se num território aberto ao exterior, com uma sociedade cosmopolita e uma economia dinâmica, onde os serviços ganharam grande preponderância.
A região é hoje o principal destino turístico do país, sendo a marca “Algarve” conhecidainternacionalmente. As oportunidades e a qualidade de vida oferecida pela região, para o que contribui também a manutenção de bons padrões de qualidade ambiental, permitiram ao Algarve assumir-se como a região mais atractiva do país em termos demográficos.
A economia algarvia é fortemente marcada pelo turismo, pelos serviços associados à oferta turística e pela construção e imobiliária. O desenvolvimento e o dinamismo destas actividades geram impactes em toda a estrutura produtiva e têm contribuído decisivamente para a afirmação do Algarve em termos nacionais.
O turismo tem sido a pedra angular e a actividade impulsionadora do desenvolvimento regional. O Algarve é a principal região turística portuguesa, para onde se deslocam muitos milhares de pessoas, sobretudo na época balnear. Tal fluxo, por se concentrar essencialmente em 3 meses de Verão e por convergir quase na totalidade para o litoral, coloca alguns desafios à região.
Para saber mais sobre o Algarve, consulte o Observatório das Dinâmicas Regionais do Algarve